top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

Alguns defeitos comuns nas persianas podem não ser o que parecem

As persianas são peças práticas e versáteis, que garantem conforto e controle da entrada de luz ao ambiente. Mas não fica só nisso. Elas são ótimas para dar um toque na decoração e, até mesmo, para serem o destaque no ambiente. Apesar disso, não é raro aparecerem relatos de pessoas reclamando de alguns defeitos comuns nas persianas.


Entretanto, esses defeitos comuns nas persianas nem sempre são complicados de resolver, pois, em sua maioria, não chegam a ser problemas reais. Isso ocorre por falta do manuseio correto da persiana, que pode acabar aparentando ser algum defeito, quando, na verdade, não é.


Por isso, separamos cinco defeitos comuns nas persianas, aqueles que os clientes costumam reclamar com frequência, em que a persiana aparenta ter problemas maiores do que eles realmente são.



A persiana vertical não quer recolher totalmente


Essa persiana apresenta muitas queixas relacionadas ao seu recolhimento, ou seja, ao movimento de abrir e fechar. Uma das causas da persiana não fechar completamente se dá pelo fato das lâminas não estarem paralelas umas às outras. Portanto, elas acabarão se sobrepondo, impedindo que a persiana seja recolhida.




defeitos comuns nas persianas

A persiana vertical está muito pesada para abrir


Se a persiana está precisando de muita força para ser aberta, pode ser que a forma de executar este movimento esteja errada. O manuseio correto de abrir e de fechar a persiana deve ser feito com a cordinha paralela às lâminas, sem que seja forçada para nenhum dos lados. Desse modo, além de não precisar de força para executar o movimento, ainda se preserva a cordinha, aumentando sua vida útil.



defeitos comuns nas persianas

A persiana vertical está emperrando


Um dos defeitos comuns nas persianas é quando ela começa a apresentar problemas para recolher ou abrir, mesmo com o manuseio correto. Isso pode significar que o trilho está com acúmulo de sujeira, o que impede que os carrinhos se movimentem livremente.


Geralmente, essa sujeira ocorre em lugares muito expostos a poeira, fuligem de carros e pelos de animais domésticos, que tendem a se acumular no trilho da persiana. Para resolver esta situação, o ideal é entrar em contato com uma empresa especializada em manutenção de persianas, para que ela execute a limpeza e lubrificação da peça.




defeitos comuns nas persianas

A persiana horizontal não está travando


No caso da persiana horizontal apresentar dificuldades para travar, pode ser que ela não esteja sendo manuseada corretamente. Para travar uma persiana horizontal é preciso puxar a cordinha para a direita, ou seja, para fora, de modo que ela permaneça na altura deseja pelo proprietário.


A persiana horizontal apresenta problema no movimento das lâminas


Se as lâminas da persiana horizontal não estão se movimentando de modo correto e não respondem ao manuseio que está sendo empregado, pode significar que o bastão apresenta defeitos. Nesse caso, é comum que o bastão comece a apresentar um barulho de estralo, o que quer dizer que está na hora de efetuar a troca desta peça e garantir o funcionamento pleno da persiana.


De fato, à primeira vista, alguns defeitos comuns nas persianas podem parecer que são situações mais graves do que realmente são. Por isso, é importante sempre prestar atenção nas informações passadas pelo fornecedor da peça, ao adquiri-la, para garantir o bom uso, evitar danos devido ao manuseio incorreto, e, claro, ter a melhor experiência com o produto.



Confira:




Posts recentes

bottom of page