top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

Ouse com persianas e cortinas naturais em ambientes rústicos


cortina em natal

Quando um ambiente é decorado em estilo rústico, não há dúvidas de que persianas em materiais naturais caem melhor ao estilo, afinal, essa é a essência do rústico. Muitas pessoas confundem o conceito primordial desse estilo, associando com objetos com acabamento não finalizado, quando na verdade o ponto principal de uma decoração rústica é usar objetos e matérias-primas como madeiras e tecidos cuja base seja o algodão.


cortina em natal

Um dos modelos mais comuns de persianas rústicas é produzido em fibras naturais. No Brasil, esse modelo ainda é pouco empregado, enquanto na Espanha, por exemplo, faz parte da decoração tradicional há muito tempo. Também conhecida como cortina de esparto, as fibras naturais podem ser aplicadas em varandas, terraços ou qualquer ambiente externo, por serem bem resistentes. E claro, também podem ser aplicadas em ambientes internos, para deixar o seu ambiente com ar de rusticidade através do uso de material natural. Sua principal característica é permitir a circulação de ar no ambiente, evitando o abafamento do calor no seu interior, além de permitir a entrada de luminosidade e ao mesmo tempo proteger contra os raios solares.


cortina em natal

Quando desejamos unir o rústico ao sofisticado, podemos incluir cortinas de linho na decoração: um tecido produzido em algodão, geralmente em tons de branco, areia, bege ou marrom. Quando aplicado em cortinas tradicionais ou estruturadas, o rústico torna-se elegante. No entanto, esse material não é recomendado para ambientes com umidade ou gordura, como banheiros ou cozinhas, já que acumulará mais sujeira e mofo. Opte por cortinas em linho apenas em salas de estar ou jantar para garantir um ar campestre.


Cortina de madeira em decoração rústica - Solaris Persianas e Decoração em Natal/RN

Outro material bastante aplicado em decorações rústicas é a madeira, que sempre está disponível em várias cores e texturas que se adequam ao estilo do ambiente. Madeiras mais escuras são associadas a decorações mais sóbrias e sofisticadas, enquanto as madeiras de tom marrom claro e até o bege sem verniz garantem um ar mais natural ao ambiente. Por não acumularem tanta poeira como cortinas e persianas de tecido, elas são mais indicadas para casas onde vivem pessoas alérgicas. Sua limpeza, inclusive, é feita apenas com um pano ou aspirador entre as lâminas.


Cortina de PVC que imita madeira em decoração rústica - Solaris Persianas e Decoração em Natal/RN

Apesar de lindas e funcionais, essas não são persianas baratas. Mas não se preocupe: Se você deseja mesmo um ambiente decorado em estilo rústico, pode aprofundar seu pensamento na estética e apelar para materiais semelhantes, que visualmente se aproximam da madeira ou fibras naturais. Algumas persianas de PVC têm textura e padrão de cor que imitam as madeiras, por exemplo. Elas são interessantes para banheiros com decoração rústica, que não podem ganhar persianas de madeira, devido à umidade e ao mofo recorrente, como já falamos anteriormente.


cortina em natal

Não é difícil montar uma decoração rústica e as persianas e cortinas em materiais naturais ou semelhantes irão colaborar com a composição do ambiente. Entre em contato com Solaris Persianas e vamos juntos encontrar o modelo que se encaixe em seu ambiente.

Posts recentes

bottom of page