top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

Como deve ser feito o orçamento da sua cortina


cortina em natal

Cortinas são itens essenciais para deixar qualquer decoração ainda mais aconchegante e incrementada. Só que, para haver harmonia no ambiente, a cortina precisa ser feita sob medida e ter sintonia com o estilo da decoração. Na maioria dos casos, por exemplo, o ideal é que a cortina tenha o seu trilho instalado bem próximo ao teto (na sanca) e vá até o piso.


São raros os casos em que uma cortina não cobre toda a parede como, por exemplo, quando um móvel precisa ficar encostado na parede que levará uma cortina ou em quartos de bebê e crianças, evitando que elas sejam puxadas.


Assim, existem fatores determinantes da hora de definir o orçamento da sua cortina e um deles é seu comprimento e largura. Esteticamente, sempre recomendamos deixar alguns centímetros a mais nas laterais, além da janela, quando possível. E o tecido também não deve sobrar no chão. O ideal é que faltem de 1 a 2 cm para chegar ao piso.


cortina em natal


Sabendo-se a altura e a largura que a cortina deverá cobrir, é preciso calcular o consumo de tecido (a largura de tecido necessária para que sua cortina fique com o franzimento desejado). Isso dependerá do estilo de pregueamento escolhido, como à francesa, macho ou fêmea, além da escolha entre ilhós, argolas ou alças. Nosso padrão é a prega macho, onde o consumo de tecido é de 3 vezes a largura da cortina.


cortina em natal

Outro fator determinante é quantas camadas terá a cortina, o que duplica a quantidade de tecido e trilho. É comum o uso de uma única cortina (geralmente, blackout, mas há quem prefira apenas um tecido translúcido para decorar), ou duas cortinas em trilhos, um na frente do outro (um com cortina blackout e outra em voil ou algum tecido decorativo).


Por último, o próprio tecido determina o orçamento da cortina. Tecidos em microfibra, voil (voal) e oxford são os mais baratos em relação ao tecidos tafetá e blackout, além dos rústicos de algodão e linho.


cortina em natal

Percebeu como é fácil definir um orçamento para sua cortina? Nossos vendedores estão prontos para responder suas dúvidas e te encaminhar a melhor proposta para o seu ambiente o mais rápido possível. Entre em contato conosco.


Posts recentes

bottom of page