top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

4 tendências de decoração para organizar sua casa após o Carnaval


O ano já começou faz um tempinho para alguns, enquanto a maioria prefere deixar as realizações e organização de assuntos pessoais para depois do carnaval. Então, é melhor já se preparar porque o feriadão está chegando e as ideias podem ir surgindo, principalmente, quando o assunto é a nossa casa.

Mudar móveis do lugar, colorir paredes com tonalidades diferentes, organizar objetos é sempre um estímulo de renovação para começar bem o ano. Para isso, sempre há como seguir novas ideias e tendências que os especialistas em decoração de interiores recomendam a cada começo de ano.


1 - Cores naturais ou terrosas, flamingos e roxos



A cor rosa clarinha e próxima de um tom pastel, também batizada de millennial pink, promete ser um dos tons mais importantes a serem usados daqui por diante em vários âmbitos do design, incluindo os itens de decoração.

Sua versão mais alaranjada, a “living coral”, foi nomeada pela Pantone a cor do ano. Junto com os tons de lilás ou roxo (tendência forte do ano passado), compõem uma forte tendência de tons vívidos para 2019.

Já os tons de azul marinho, amarelo açafrão, vinho e verde petróleo são cores consideradas clássicas mas que ainda poderão ser aplicadas fortemente esse ano em objetos de decoração. Eles remetem aos elementos extraídos da natureza e suas colorações escuras e terrosas apresentam ar invernal, transmitindo sofisticação e sobriedade.


2 - Folhas e animais



O uso de plantas na decoração sempre deixou qualquer ambiente mais harmonioso. As plantas complementam com tons de verde qualquer paleta de cores, trazendo a natureza para dentro de casa. Uma dica certa é usar plantas de verdade e nada daquelas de plástico que em nada colaboram com um ar fresco para o ambiente. Já com texturas e estampas animalescas, o sentido é o contrário: nada de usar algo que venha de animais de verdade. Hoje a indústria têxtil consegue reproduzir peças idênticas e realistas.

Além disso, também está em alta o uso das famosas estampas de animal print, já comuns em roupas da moda. Elas podem ser aplicadas em almofadas, mantas e tapetes. A combinação dessas duas tendências tornarão seu ambiente mais próximo do natural, junto aos tons terrosos.


3 - Formas circulares e objetos imperfeitos



Móveis e objetos com arestas retas e vértices definidos estão cada vez mais distantes da realidade. Formas arredondadas e fluidas, sejam definidas ou imperfeitas, estão sendo aplicadas com frequência em mesas, cadeiras, lustres e até vasos.

Inclusive, eles parecem tortos como se estivessem com defeito? Não se surpreenda; significa que esse foi o formato modelado nesses objetos, seguindo a tendência que reforça a procura por beleza naquilo que antes era visto como imperfeito, errado ou cru. Esse detalhe ficou forte este ano, inclusive através de acabamentos que remontam à oxidação ou á marca dos dedos que moldaram a peça.


4 - Vidros, materiais rústicos e mármore



O vidro será um dos materiais mais usados a partir deste ano em objetos decorativos. Todas as suas versões podem ser aplicadas, sejam bordas arredondadas, irregulares, acabamentos fumê, irisado, tingido e até espelhados. Eles serão responsáveis por trazer brilho e reflexos ao contato com a luz em meio aos outros materiais aplicados no ambiente.

Caso seu ambiente tenha uma pegada mais voltada para tons e objetos naturais ou até um ambiente rústico, saiba que materiais feitos de cerâmica, concreto e madeiras também estão em alta. Esses materiais prezam pela sustentabilidade, incluindo tudo o que puder ser reciclado na forma de um design único.

E não há problema algum em combinar esses materiais rústicos com a pedra queridinha do estilo nórdico: o mármore. Este material tende a ser aplicado na decoração de forma polida este ano, seja em formas planas ou arredondadas.


Dá pra fazer muita mudança legal ainda esse ano na sua casa. Seja a aplicação de uma das tendências mencionadas aqui, até a mistura de várias delas. E olha só: todas elas podem ser usadas da composição de ambientes com cortinas e persianas!



Posts recentes

bottom of page