top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

Onde deve ser instalado o trilho de cortinas e persianas?


cortina e persiana em natal rn

Com a popularização de projetos arquitetônicos em casas e escritórios, está cada vez mais comum a instalação de cortinas e persianas em ambientes onde já existem sanca nas janelas. A sanca (também conhecida como cortineiro) é aquela pequena fenda elevada no gesso próxima à parede, favoráveis à instalação de trilhos para cortinas e persianas, inclusive de LEDs, que deixam o projeto ainda mais encantador.


Dentro da sanca, contudo, é preciso deixar a cortina respirar longe da janela, permitindo que elas se movam facilmente de um lado para o outro sem obstrução ou esfregando na própria parede. Assim, é interessante ser generoso, deixando pelo menos 10 cm entre a cortina (ou persiana) e a janela. Até mesmo se a distância for de 15 cm, ainda é uma distância adequada.


persiana em natal rn

Caso seu ambiente tenha sido construído sem sanca no gesso, é possível realizar um corte apenas na área a ser elevada para esconder o trilho. No entanto, se o teto for de laje, não há como embutir a cortina ou fazer um cortineiro e, nesses casos, podemos deixar o suporte da cortina aparente ou esconder atrás de um bandô (geralmente de gesso, mas que também pode ser feito em madeira).


O vão para instalação dos trilhos, seja dentro de uma sanca ou bandô, deve ter até 20 cm de altura e largura para que a cortina fique na distância adequada da janela e seu trilho fique escondido na maioria dos ângulos de visão dentro do ambiente.


persiana em natal rn

Assim, é importante sempre ter o acompanhamento de um especialista que analise todo o espaço disponível para instalação de cortinas e indique, quando necessária, a instalação de um bandô para que sua cortina ou persiana fique ainda mais bonita. Fale com a gente no WhatsApp (84) 98701-5050 e agende a visita de um consultor Solaris Persianas.

Posts recentes

bottom of page