top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

5 ideias de decoração que irão tornar seu lar mais agradável

Imagem decoração

Com tantas possibilidades de itens decorativos, móveis, cores e texturas, construir uma decoração que não deixe o visual poluído nem sempre é uma tarefa fácil. Em meio à grande variedade de estilos, no momento de reformar ou decorar, alguns erros podem interferir na funcionalidade do lar e afetar diretamente a decoração.

Pensando nisso, separamos 5 regras básicas de decoração, que vão te ajudar a evitar móveis em exagero ou sem funcionalidade, uso inadequado da iluminação natural, paletas de cores que não conversam entre si, itens que não refletem a personalidade dos moradores da casa e uso inadequado das plantas no ambiente.



1. Móveis em exagero ou sem funcionalidade


Quando estamos pensando em decoração, temos que pensar no material, na cor, na textura e, acima de tudo, na função. Todos esses elementos são direcionados pelo comportamento humano e tudo que escolhemos para integrar nossa decoração tem um motivo.

Não adianta ter um móvel bonito, mas sem utilidade. Um sofá, por exemplo, precisar ser confortável, pois mesmo que seja assinado por um designer consagrado, se não oferecer conforto não estará sendo funcional. Além disso, você deve ficar atento às medidas dos itens comprados, principalmente as peças de maiores dimensões como sofás e mesas de jantares. Afinal, ninguém merece comprar um móvel que não cabe no ambiente! Não adianta pensar na decoração de forma desconexa. Mesmo que você estabeleça prioridades e decore seguindo um cronograma, procure se organizar por ambientes, planejando cada espaço do seu lar. Pense de forma integrada e funcional, pois a decoração deve ser planejada como um todo.


imagem móveis sem uso


2. A iluminação natural não é uma vilã e ignorar o seu poder é um erro!

Nossa cidade é literalmente a cidade do sol! Com a luz natural abundante o ano inteiro, o seu lar fica com mais alegria e brilho. Não esqueça que a iluminação faz toda a diferença, pois pode valorizar o ambiente ou anulá-lo. Pensando nisso, é importante encontrar a iluminação correta para cada ambiente do seu lar de maneira harmônica. Quando escolhemos tons claros para associar ao ambiente, a boa iluminação transmite ainda mais leveza ao espaço. Deixando toda a residência mais agradável e elegante.


iluminação cozinha

3. Paletas de cores que não conversam entre si


No momento de construir ou reformar, uma das dúvidas mais comuns é em relação às cores, “será que vai combinar?” Ninguém deseja que a harmonia do espaço seja afetada por cores que não conversem entre si. Sabendo disso, uma dica básica é realizar um esquema de cores, desde as cores das paredes, pisos, móveis, objetos, quadros e tecidos. Cores de cortinas e persianas também devem acompanhar o padrão de cores estabelecido. Observando todos esses itens desde o início, analisando o conjunto em que as cores serão associadas, você diminui a possibilidade de combinações indesejadas. Os espaços com muitas informações em cores deixam um aspecto pesado e não convidativo ao repouso, pois o excesso de cores pode causar irritabilidade, assim como o mau uso da luz natural pode atrapalhar o sono. Pense no equilíbrio final e escolha paletas cromáticas harmônicas que valorizem os espaços. Além disso, as cores neutras tendem a deixar os espaços mais sofisticados. Mas, tenha cuidado, caso não tenha uma boa composição, os ambientes podem ficar monótonos e sem vida.

A dica aqui é pensar na mobília em tons neutros e investir em cores nos acessórios, afinal é mais fácil trocar uma almofada ou a cor da parede, que trocar um sofá ou uma estante. 4. Itens que não refletem a personalidade dos donos da casa Comprar itens decorativos só porque estavam 50% off, sem pensar no conjunto geral da sua decoração, é mais comum do que deveria ser! Você certamente já comprou por impulso e, quando analisou, percebeu que na realidade não precisava do item ou ainda pior, que ele não se encaixou aos ambientes do seu lar. Não vale a pena comprar por impulso, sem saber se os itens vão seguir a linguagem de decoração do local, se vai ficar em harmonia com os outros objetos. O excesso não deixará o ambiente agradável. A decoração do seu lar fala muito sobre você. Por isso, pense em itens representativos, que transmitam personalidade e não que causem desarmonia na residência. Para você, quais objetos realmente irão fazer a diferença no ambiente?

A dica aqui é: na dúvida, não compre. Isso só vai criar acúmulos desnecessários de objetos. Pense só no que realmente faça diferença no ambiente.


5. O uso adequado das plantas no ambiente

Não é novidade que as plantas têm espaço de destaque na decoração. Ter um espaço verde em casa é sempre bom para se conectar com a natureza. Além disso, os vasos misturados a outros itens, como quadros, esculturas e livros, dão vida à decoração e ainda contam sobre os moradores. Os ambientes ficam mais leves quando utilizamos corretamente as plantas na decoração. Por outro lado, quando elas são colocadas em excesso ou sem um planejamento, o ambiente tende a ficar desequilibrado.

A dica aqui é colocá-las em estantes ou prateleiras. Assim, você ganha mais espaço no chão e consegue inserir mais plantas de diferentes folhagens e flores, dando um charme a mais no ambiente. Aposte nelas e seu lar ficará mais leve!


jardim vertical

Foto da paisagista Fabíola Breda

Confira :

Posts recentes

bottom of page