Blog Solaris

Blog > Publicação

Tudo que você precisa saber sobre limpeza de persiana


limpeza de persiana

Em uma residência, as persianas não são os itens mais fáceis de conservar sempre limpos, pois ficam constantemente expostas a poeira. Essa exposição favorece o acúmulo de sujeira e, quando não é lavada logo, pode causar inúmeros problemas, como a trava dos carrinhos nos trilhos, provocando a sensação de peso ao movimentar a persiana, dentre outros. Pensando no estresse que esses pequenos descuidos podem causar, vamos te mostrar como manter sua persiana sempre limpinha. E o melhor de tudo: da forma correta!


Antes de começar a limpar sua persiana, é fundamental ficar atento ao material de que a lâmina foi produzida, pois isso direcionará a sua limpeza. Afinal, a limpeza de persiana de tecido é diferente da limpeza de persiana de PVC, por exemplo. A diferença vai desde o tipo de produto que você vai utilizar na lavagem, ao tempo de exposição da persiana a esse produto. Falando assim, parece difícil manter sua persiana sem aquela poeira indesejada. Mas, é simples.


Apenas a limpeza de rotina basta?

Algumas vezes, uma limpeza de persiana com uma esponja ou flanela é o suficiente. Mas, às vezes, é indicado levar a peça a uma lavagem completa, pois garante a retirada de sujeira que porventura fique alojada em locais cujo acesso é mais complicado de se conseguir de forma amadora. Isso garantirá que a persiana será lavada por profissionais capacitados para mantê-la como nova, deixando sempre funcional.


limpeza de persiana

Por onde começar a limpar minha persiana?


Normalmente, antes de começar com a limpeza profunda das persianas, você eliminará toda a sujeira superficial. Uma solução é trabalhar com a persiana fechada, pois assim será mais simples remover o pó. Para isso você pode utilizar um espanador ou uma escova. Em alguns casos como na persiana de PVC, a remoção do pó pode acontecer com o auxílio de um aspirador. Dessa maneira, eliminará todo o pó e evitará muito trabalho e esforço.


Além disso, lembre-se de limpar as grades próximas a janela, evitando que o pó retorne à persiana tão rapidamente.


Sabe como limpar uma persiana de PVC? Não é complicado!


Um dos materiais mais utilizados para fabricar persianas é o PVC, por causa da sua resistência, força e proteção. Além disso, a limpeza de persiana com esse tipo de lâmina é mais fácil, fazendo com que muitas pessoas optem por ela. Para limpar bem uma persiana desse material, mantendo sempre livre do pó, é simples: você só precisará de um espanador, uma flanela ou uma escova, detergente neutro e água. Esses simples produtos conservarão perfeitamente suas persianas de plástico.


Persiana vertical de PVC


No momento em que for limpar as lâminas da sua persiana vertical, uma flanela úmida acompanhada de detergente neutro deve ser passada de uma extremidade à outra da lâmina, começando sempre do ponto mais alto, descendo até o final da peça. Quando for realizar a limpeza, é importante ficar atento à posição da persiana! É essencial conferir se as lâminas estão paralelas, pois assim será mais prático.


Persianas de tecido: saiba como conservar da melhor forma!


limpeza de persiana

O ideal é que as persianas de tecido sejam levadas para limpeza completa em lugares especializados, pois alguns tecidos podem sofrer danos, se lavados de maneira inadequada. A cor pode desbotar, devido a alguns produtos químicos. Além disso, ainda há o risco do tecido desfiar, caso você limpe de qualquer jeito em casa. Os tecidos do blackout, por exemplo, se ficarem muito tempo de molho podem perder totalmente a cor.



limpeza de persianas

Dicas básicas para limpar uma persiana de alumínio


Quando for limpar uma persiana de alumínio, fique muito atento às manchas que podem ficar caso você deixe a peça molhada. Nas persianas de alumínio preto ou branco, essas manchas podem ficar ainda mais evidentes. Por isso, é importante secar bem com um pano, de modo suave. Dessa forma, não ficarão manchas, deixando uma sensação de limpeza total.




persiana de madeira

Qual o material correto para limpar minha persiana?


Cada persiana tem uma especificação distinta, por isso é importante ficar atento ao material de limpeza que será utilizado, para não danificar sua peça. O mais indicado é consultar a loja em que sua persiana foi comprada para não estragá-la e mantê-la em bom estado por mais tempo.


Persianas de madeira


Para limpeza de persiana de madeira, você pode apenas passar um espanador nas lâminas ou um aspirador, que já resolverá o problema. Caso deseje uma limpeza mais completa, é indicado que procure uma empresa para realizar o serviço.



limpeza de persiana

Não esqueça de limpar a cordinha


Lembre-se de que as cordinhas são peças delicadas de uma persiana, que estão em contato constante com as mãos. Por isso, se não forem conservadas, podem quebrar mais rapidamente. Sendo assim, é importante manter a limpeza em dia, aumentando o intervalo de tempo em que você precisará trocá-la.


Agora que você já conferiu nossas dicas sobre limpeza de persiana, lembre-se deque para conservá-las em ótimo estado, deverá realizar uma limpeza profunda, no mínimo, duas vezes por ano. Para mantê-las sempre limpa em casa, você poderá realizar semanalmente tarefas de conservação com espanador, panos úmidos ou escova. Dessa forma, a limpeza será bem mais simples e rápida, pois não se acumulará tanta sujeira.


Ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco.

Confira:


6 cuidados que devemos ter com persianas para evitar problemas


Alguns defeitos comuns nas persianas podem não ser o que parecem


As vantagens de contratar um serviço de manutenção de persianas


Realizar manutenção de persianas aumenta sua vida útil



Posts recentes