Blog Solaris

Blog > Publicação

Saiba como funciona o serviço de manutenção de persianas


Quando estamos com uma persiana quebrada, normalmente pesquisamos formas de resolver o problema, seja por conta própria ou contratando uma empresa especializada. Nessa busca, muitas vezes o preço é um fator decisivo na contratação. Afinal, há sempre um desconforto quando precisamos gastar dinheiro com conserto, pois há sempre a sensação de estar gastando mais de uma vez com o mesmo bem, aparentando desperdício de recursos. O problema de olhar apenas para o mais barato é que muitas vezes corremos o risco de nos submetermos a um serviço mal feito ou que não elimina todos os defeitos da nossa persiana, apenas os que estavam mais à vista, mantendo problemas mais específicos que se apresentarão mais à frente. Como não temos expertise, às vezes caímos em armadilha que irão nos trazer fortes dores de cabeça no futuro.


Portanto, ao contratar uma empresa que realize serviços de manutenção e consertos de persianas, é fundamental estar atento a alguns detalhes cruciais para evitar esses mal entendidos. Assim, é interessante saber como funciona o serviço de manutenção de persianas, para que você saiba o que deve estar incluso no contrato e possa evitar situações desagradáveis quanto a esse serviço.



Como é o processo de manutenção de persianas?


Para entender como funciona o serviço de manutenção de persianas, a primeira coisa que você precisa saber é que ele vai variar de acordo com cada problema que a persiana apresenta. Por isso, ao entrar em contato com uma empresa de serviços e manutenção de persianas, deve-se esclarecer ao máximo qual é o problema. No processo de contratação do serviço, a empresa deve ter o cuidado de analisar a persiana para identificar se existem outros problemas, além daqueles já relatados pelo cliente, pois é comum que, com o tempo, a peça apresente pequenos defeitos devido ao desgaste.


Quando a empresa for retirar sua persiana, deverá desinstalar a peça para evitar que seja danificada devido ao manuseio incorreto. Lembrando que a desinstalação da persiana deve ser feita sem sujeiras. Portanto, a limpeza de qualquer resíduo no ambiente, bem como a sua futura instalação, ao término do serviço, são de responsabilidade da empresa contratada.


A partir da análise prévia da persiana, a empresa terá como distinguir se será feita uma manutenção ou um conserto. Essa definição é importante porque cada serviço possui detalhes específicos que influenciam não só em como ele será feito, mas também em como será feita a cobrança.



Quando realizar manutenção ou conserto?


Nos casos de manutenção, será feita uma limpeza completa da persiana. Ela deve ser desmontada para que o procedimento adequado seja adotado em cada peça, de acordo com suas especificações. Além da limpeza, deverá ser feita a troca de peças essenciais que apresentem desgaste, como a cordinha, por exemplo, bem como a lubrificação, caso necessário. Vale lembrar que esse serviço será feito de acordo com o material da persiana, para poder utilizar os produtos certos e evitar danos à peça.


No conserto, o procedimento é mais complicado, pois envolve mais variáveis na hora de ser realizado, o que requer mais tempo. Nesse serviço, serão avaliados o modelo, o material e o defeito da persiana. As persianas verticais podem apresentar danos no trilho, nos carrinhos, nas cordinhas e nas lâminas, enquanto nas horizontais pode ser no bastão, na cordinha, nas lâminas e no mecanismo de trava.


Ter uma persiana sempre bonita e bem cuidada é o ideal, mas, sem os cuidados certos, podemos acabar perdendo a aparência de nova da nossa peça. Por isso, é fundamental prezar o bom uso e realizar a manutenção da persiana. Foi pensando nisso que, nessa publicação, buscamos te mostrar como funciona o serviço de manutenção de persianas, para que você fique por dentro dos processos ao contratar uma empresa especializada para realizar a manutenção da sua.





Posts recentes