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A importância da escuridão para uma boa noite de sono

Um problema comum na vida do homem moderno é o estresse causado pela rotina constante dos grandes centros: um fator desencadeador de outros sérios problemas de saúde, como a insônia. Hoje, muitas pessoas não dormem a quantidade necessária por noite e esse distúrbio já é considerado uma epidemia pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.


Mulher dormindo em quarto escuro

Atualmente, pouca gente se preocupa em entender os benefícios de uma boa noite de sono. Muitos talvez nem saibam que é possível, mesmo com todo o cansaço físico e mental do dia a dia, criar um ambiente favorável para o descanso completo durante o sono noturno.


Nós ficamos expostos à luz intensa durante todo o dia. O sol emite luz azul que, coincidentemente, tem a mesma onda de cor que as luzes fluorescentes que usamos em nossas casas à noite, além de TVs, monitores, tablets e smartphones.


Uso de eletrônicos antes de dormir prejudica o sono

Quando próximos desse tipo de iluminação, nosso cérebro entende erroneamente que ainda é dia, atrasando a produção de melatonina - hormônio responsável pelo sono e por nossa regeneração durante esse processo. Por isso, é interessante evitar eletrônicos nas horas que antecedem o sono e utilizar luzes que tenham ondas de cor amarela ou vermelha em ambientes, como as coloridas, sejam de filamento ou LED, puxadas para o tom quente.


Quando dormimos, nosso corpo passa por um processo de recuperação, já que a melatonina (produzida apenas no escuro) tem propriedades antioxidantes, as quais desempenham um papel importante no anti-envelhecimento. Se não produzirmos melatonina, podemos ficar muito doentes. Por exemplo, podemos desenvolver doenças que são comuns no mundo moderno de hoje, incluindo obesidade, diabetes, câncer e depressão.


Quarto ideal para dormir com cortina blackout

Assim, é importante eliminarmos do ambiente qualquer eletrônico que emita som, luz, aroma ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. Além de desligarmos os gadgets, também devemos usar cortinas que bloqueiam a entrada de luz no ambiente, como as populares blackout ou outras soluções que produzam o mesmo resultado. Afinal, as luzes que entram pela janela, principalmente se você mora em grandes centros urbanos, também emitem a onda azul que prejudica o sono.


Muitas situações são difíceis de evitar de início, mas quando o hábito é criado, você perceberá seu sono melhorar de forma progressiva e, consequentemente, fazendo seu dia também ter mais qualidade.



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