Blog Solaris

Blog > Publicação

Como conservar melhor seus móveis


Sala de estar decorada e iluminada

Os móveis que compõem a decoração da nossa casa, não importa se foram passados de geração em geração na família ou se foram adquiridos recentemente, são sempre carregados de sentimentos. Queremos protegê-los para que durem mais que o esperado e existem práticas que devemos seguir para que isso aconteça. Por exemplo, uma conservação bem feita evita gastos extras com qualquer item de decoração. Reparos ou trocas são ações que exigem um investimento financeiro para o qual muitas vezes não estamos preparados. Quando conseguimos conservá-los, mantemos a sua beleza natural que nos encantou à primeira vista na hora em que os escolhemos para nossa casa.


1 - Limpe-os da forma correta


Limpeza correta de móveis

O primeiro cuidado que devemos seguir é sempre realizar a limpeza dos nossos móveis com o produto adequado. Muitos produtos apresentam composição química abrasiva. Então, o recomendado é, na maioria dos casos, limpar apenas com uma flanela seca ou pano bem macio. Óleos, produtos cremosos, álcool e até mesmo a água provocam manchas em alguns casos.


2 - Evite o excesso de peso nos móveis


Sala de estar com estante de livros

Respeitar a carga suportável é essencial para que as bases dos móveis não enverguem e acabem até quebrando. Verifique a quantidade de itens guardados dentro e acima de móveis (armários, balcões e prateleiras, por exemplo).


3 - Mantenha-os longe dos raios solares


Sala com persiana vertical

Outro cuidado essencial é protegê-los de agentes climáticos como o sol e a chuva, principalmente se o móvel tem madeiras, tecidos, couros ou espumas na composição. A madeira, por ser um material natural, quando exposta ao sol, ganha rachaduras e tem sua tinta ou verniz desbotado. E vale lembrar que o mesmo acontece com o seu piso em áreas próximas a janelas. Para evitar esse desgaste causado pelos raios solares que sempre acabam entrando em nossa casa, pode-se aderir a películas em janelas de vidro, que acabam reduzindo a incidência solar.


4 - Evite umidade no ambiente


Cozinha com decoração moderna

Em contato constante com água, móveis de madeira também incham, apresentando deformações e chegando até a apodrecerem. Por isso, também é importante deixar os móveis afastados alguns centímetros de paredes que possam ter infiltrações, permitindo a circulação de ar. Na hora de lavar o piso também é importante prestar atenção na área ao redor do móvel que está no chão e pode ter contato direto com a água. Geralmente são as partes que primeiro se desgastam e se deformam.


5 - Nas mudanças, não arraste os móveis


Piso de madeira em sala de estar

Seja numa mudança para outra casa ou até mesmo uma simples alteração na disposição dos móveis em sua sala de estar, nunca arraste os móveis sem antes colocar um pano de chão ou pedaço de papelão na base. Eles ajudarão a evitar o desgaste das bases, que podem estragar facilmente, perdendo sua pintura e acabamento. Além disso, em casos onde o piso é feito em material frágil, pode acabar sendo danificado pelo móvel. Ninguém quer uma decoração estragada por um simples descuido, não é verdade?


6 - Use cortinas e persianas como aliadas


Sala de estar iluminada com persiana horizontal

Ainda com todas as práticas citadas anteriormente envolvendo limpeza, manuseio dos móveis e aplicação de películas em janelas de vidro, seus móveis podem continuar se desgastando se ainda estiverem em contato com raios ultravioleta (UV). Por isso, aconselhamos inserir cortinas ou persianas na decoração. Estes itens chegam até à promover elegância ao seu ambiente, enquanto protegem seus móveis por mais tempo.


Sala decorada com cortina e persiana

Para cada ambiente existe uma cortina ou persiana ideal. Em salas de estar, dependendo do seu estilo, podem ser aplicadas desde persianas em tecidos translúcidos ou PVC, até cortinas tradicionais ou estruturadas que bloqueiam a entrada de raios UV sem perder a vista exterior completamente.


Leia mais: Conheça a cortina ideal para proteger seus moveis dos raios solares


Persiana de alumínio em cozinha

Em alguns casos, no entanto, não é aconselhável a utilização de cortinas de tecido ou persianas de madeira. Nestes ambientes, como cozinha, lavanderia e banheiros, que estão sempre em contato com água e gordura, as persianas de alumínio ou PVC irão bloquear a entrada de luz solar e promover de forma segura a proteção dos seus móveis de forma ideal.


Agora é hora de colocar em prática todos os cuidados que você ainda não tem com os seus móveis, para fazê-los durar ainda mais. Se você está buscando uma solução em cortinas ou persianas para proteger os seus móveis, entre em contato conosco e te ajudaremos a compor a decoração do seu ambiente com funcionalidade.


Confira mais:

Conheça a cortina ideal para proteger seus móveis dos raios solares



Você sabe como escolher o material certo para sua persiana?

Entenda a diferença entre uma cortina estruturada e uma tradicional

Películas em diversos ambientes

Quais as melhores persianas para cozinha, lavanderia e varanda


Posts recentes