Blog Solaris

Blog > Publicação

Verão: proteja-se dos raios solares


Aproveitar a estação mais quente do ano debaixo do sol, seja na praia ou na piscina, é o desejo de qualquer amante desse clima que finalmente está batendo à porta. O verão começará logo mais e já estamos sentindo tudo mais quente, inclusive, uma incidência maior dos raios solares. Definitivamente, chegou a hora de nos protegermos com mais intensidade dos raios ultravioleta.


Por falar em horário, você sabia que se expor à radiação solar entre as 10h e 16h causa mais danos à nossa saúde? Nesse horário, os raios UVA e UVB (ambos nocivos) ficam ainda mais intensos, causando queimaduras, envelhecimento, câncer da pele, dano ocular, alergias e até alterações imunológicas. Por isso, o uso do protetor solar, assim como óculos e roupas com FPU (fator de proteção ultravioleta) adequado são itens indispensáveis na hora de se expor ao sol.


Ainda assim, é preciso se proteger dos inimigos ocultos! Mesmo quando o céu está nublado ou durante uma chuva, os raios ultravioleta continuam fortes em áreas tropicais e subtropicais, como é o caso do Brasil, e até 90% dessa radiação é capaz de atravessar as nuvens e nos atingir. Esse risco acontece até mesmo dentro de nossas casas ou em qualquer ambiente que tenha janelas sem cortinas ou persianas em tecido blackout ou filtra sol.


Os raios solares do verão são capazes, inclusive, de danificar ainda mais rápido tecidos e madeiras de sofás, tapetes, almofadas ou qualquer outro objeto que entre em contato com a radiação solar: mais um motivo para investir não apenas na sua proteção, como na dos seus bens durante a chegada desse período.


Também não se engane achando que ficar dentro da água, deixará você mais protegido. A água é uma superfície capaz de refletir os raios UV, aumentando a exposição, além da proteção ser mínima nesses ambientes. E há vários outros cuidados que precisamos ter, veja só:

  • Não fique muito tempo exposto ao sol, mesmo fazendo intervalos. Os efeitos da radiação UV na pele são cumulativos. O dano total à saúde será a soma da exposição de cada intervalo de tempo. Portanto, para se proteger, é necessário reduzir o tempo total de exposição.

  • Não espere sentir os raios solares queimando a pele para se proteger. A queimadura solar é causada pela radiação UV que não é sentida. A sensação de aquecimento é causada pela radiação infravermelha e não pela radiação UV. Então, mesmo que você não sinta o calor, você pode sofrer queimaduras.

  • Óculos com lentes de boa qualidade são capazes de filtrar raios UV. Contudo, há aqueles que só escurecem e não são filtros, tornando-se prejudiciais e aumentando o risco de doenças.

Apesar dos bonés e óculos protegerem, é precioso usar sim o protetor, inclusive protetores labiais.


Curtiu nossas dicas? Não deixe de segui-las, não apenas durante a estação mais quente, como o ano inteiro. Sua pele, saúde e conservação de qualquer item que se desgaste ao sol, agradece.



Posts recentes