Blog Solaris

Blog > Publicação

7 dicas de decoração para apartamentos pequenos


sala apartamento

Apartamentos pequenos estão super em alta! Hoje muitas pessoas preferem morar mais próximo ao trabalho e reduzir o custo de manutenção de grandes residências. Por isso eles se tornaram uma ótima opção para quem procura um lar moderno, funcional e descomplicado. Para ajudar você que está planejando morar em um apartamento nesse estilo, separamos 07 dicas essenciais para criar um ambiente descontraído e aconchegante.

1. Utilize cores claras



As cores claras dão sensação de amplitude e ainda refletem a luz natural, o que traz economia de energia. Cores escuras, como vermelho ou preto, são ousadas e modernas; entretanto, deixam o ambiente mais pesado e com a sensação de ser mais reduzido.

Atenção: Você não precisa deixar a casa inteira com uma cor clara; pode escolher uma parede de destaque para utilizar uma cor mais forte.



2. Invista em espelhos

Espelhos ampliam o ambiente, pois dão a sensação de continuidade. Você pode utilizar um grande espelho em laterais de corredores ou pequenos espelhos em conjunto em uma parede. Outra opção também é utilizá-los em móveis ou objetos decorativos.


Atenção: É necessário mantê-los sempre limpos, pois geralmente se tornam um atrativo aos olhares na casa.

decoração espelho

Fonte: http://apartamentoscuritiba.com/2014/04/12/dicas-de-como-decorar-um-apartamento/

3. Aproveite a luminosidade


Um ambiente bem iluminado traz vida, amplia o espaço e dá um ar leve e arejado a sua casa. Entretanto, é necessário ter cuidado com a exposição demasiada ao sol, pois ela pode prejudicar seus móveis e a sua pele. Hoje existem persianas e cortinas com materiais que permitem a entrada de luz natural com filtro solar, o que evita esse tipo de problema.


Atenção: Ambientes que não possuem tanta claridade podem ser compensados com luz artificial. Você pode optar por lâmpadas de tom branco que aumentam o espaço e também o tornam mais frio. Elas são indicadas em banheiros, cozinhas, locais em que é necessário ter um ambiente mais clean. Já as lâmpadas de tom amarelado dão um aspecto mais aconchegante e podem ser utilizadas em locais específicos e pontuais, como um abajur que fica ao lado da cama, ou uma luminária de chão, ao lado de uma poltrona confortável na sala de estar.


iluminação natural

Fonte: https://www.artmaison.com.br/blog/como-decorar-apartamentos-pequenos/


4. Trabalhe com linhas verticais e horizontais


Podemos utilizar linhas em papel de parede, móveis, utensílios, entre outros. Elas influenciam a percepção do espaço. Linhas verticais sugerem altura, elegância, magnitude. Na decoração, ela tem sido utilizada para dar a impressão de pé-direito mais alto. Já as linhas horizontais transmitem a sensação de repouso, calma e maior espaço. É ideal utilizar em ambientes estreitos ou na cabeceira da cama para dar um toque mais aconchegante e pessoal.


móveis planejados

Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/03/detalhes-na-decoracao-listras/


5. Cortinas e persianas


Os apartamentos não apenas estão cada dia menores, como também mais próximos uns dos outros. O morador precisa pensar em uma forma de ter privacidade, mantendo a decoração em harmonia. uma forma de fazer isso é usando persianas, cortinas ou películas.

Quando as cortinas são a melhor solução, o ideal é que a cor delas seja similar à das paredes, criando um plano contínuo que faz o ambiente parecer maior. Duas opções interessantes que podem ser utilizadas para criar a percepção de espaço amplo são: instalar a persiana dentro do vão da janela, ou instalar o suporte e a cortina o mais próximo possível do teto, ao invés de logo acima da moldura da janela. Desse modo, passará a impressão de que as janelas são mais altas.



persiana vertical

Fonte: pexels.com


6. Piso claro com pedra média


O piso também pode fazer a diferença na amplitude do espaço. O ideal é manter o mesmo padrão de piso em toda a área, utilizar cores claras e pedras de tamanho médio, entre 55 cm e 80 cm de lado.


cozinha americana

Fonte: https://www.decorfacil.com/cozinhas-americanas-com-sala-interligada/


7. Móveis funcionais ou planejados


Na hora de escolher os móveis, dê atenção ao tamanho do seu espaço. Por exemplo, um sofá muito grande pode ser um empecilho na passagem, assim como a mesa de centro. Aposte em sofá um pouco menor, que seja proporcional ao seu ambiente. A mesa de centro pode ser substituída por um pufe que, além de oferecer mais versatilidade, pode servir tanto para apoiar as pernas, como banco, ou até para apoiar livros e outros objetos. Não polua com objetos muito pequenos; coloque-os em caixas bonitas. Decore com poucos objetos em um tamanho expressivo e bem escolhidos.

Uma outra alternativa é apostar em móveis planejados, personalizados ao tamanho do ambiente a ser decorado. Muitas empresas desenvolvem esse tipo de projeto para casas e apartamentos de todos os tamanhos, incluindo os pequenos.


piso madeira

Fonte: http://www.depositocreativo.it/featured_item/piccolo-appartamento-minimal/

Agora que você já sabe as dicas essenciais para decorar seu apartamento compacto, é só colocar a mão na massa e deixar o seu cantinho com a sua cara. Faltou alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!


Películas em diversos ambientes

Vantagens dos móveis planejados para ambientes pequenos

Os benefícios da luz solar em sua casa

Posts recentes