Blog Solaris

Blog > Publicação

Jardim vertical aproxima da natureza e torna o lar mais moderno


A natureza esbanja vida nos inúmeros tons de verde e cores tropicais. As folhagens pendentes. As flores exalando leveza. Imagina que clima agradável! Com tudo isso contribuindo para deixar o ambiente mais refrescante e convidativo, quem não fica mais tranquilo? Complicado é não se sentir mais leve e calmo em um lugar assim. Por isso, em busca dessa conexão com o meio ambiente, que às vezes acaba se perdendo na correria da cidade, as pessoas estão procurando diversas alternativas para se aproximarem da natureza e da paz trazida pelo verde.

vasos na parede

Logo, as plantas estão ganhando uma nova roupagem na decoração das residências e o conceito de floresta urbana se tornou uma tendência que está deixando muitos lares mais modernos e cheios de vida. Nesse post, vamos te mostrar os jardins verticais, que podem ser construídos de maneira simples, são fáceis de manter e conseguem modificar completamente a paisagem dos ambientes, transmitindo muita calma e charme, proporcionando bem estar para quem cultiva e admira as plantas.


Você acha complicado construir ou manter um jardim vertical? Pensa que não tem espaço suficiente para deixar as plantinhas? Fique tranquilo! Vamos mostrar como as aplicações de um jardim vertical são bem versáteis e podem se encaixar em qualquer espaço. Os jardins podem ser colocados em paredes internas ou externas e em fachadas verdes, além de permitir o uso de coisas que você já possui na sua casa para deixar seu espaço verde muito aconchegante.




deck vertical

A que devo ficar atento no momento de escolher as plantas para o jardim vertical?

Para começar, é importante saber que um jardim vertical não comporta plantas com grandes raízes, pois, além de não terem espaço para crescer, ainda podem danificar a estrutura que suporta a planta. Mesmo assim, vale lembrar que é possível cultivar praticamente todas as espécies de plantas e até árvores em jardins verticais, contanto que tenha espaço suficiente para as raízes se desenvolverem no suporte utilizado. Além disso, é importante ficar atento ao peso excessivo da planta, incluindo a terra molhada, para não prejudicar o ambiente em que o jardim foi inserido.

jardim vertical sala

Quais os ambientes mais adequados para o jardim vertical?

No momento de montar seu jardim, a incidência dos ventos e da luz solar direta deve ser considerada. Nos jardins verticais localizados em fachadas de prédios, o sol e os ventos fortes podem atrapalhar o desenvolvimento de muitas espécies. Sendo assim, é bom evitar plantas com grande necessidade de água, como também plantas com folhagem muito macia ou delicada. Por outro lado, jardins verticais em locais semi-sombreados possibilitam espécies que não se adaptariam a incidência excessiva do sol. Tudo precisa ser bem analisado para seu jardim ficar lindo e saudável.


As fachadas verdes deixam o ambiente com ar mais puro e mais ventilado, sendo uma ótima forma de revitalizar edifícios e combater as ilhas de calor urbano. No caso das paredes internas, o conforto térmico agradável também é mantido.

jardim vertical cozinha

Quais as plantas ideais para o jardim vertical?

Uma dica importante para você poupar tempo na manutenção do jardim é dar preferência a plantas perenes, que possuem ciclo de vida mais longo, isso contribuirá para a sustentabilidade que o jardim vertical propõe. Existem também plantas anuais, destinadas à cultura de plantas hortícolas: manjericão, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, coentro, salsinha entre outras. Esse tipo de jardim vertical geralmente fica próximo às cozinhas, facilitando o uso dessas ervas. Além disso, é fundamental que seja colocado em altura que favoreça o contato com as mãos, para facilitar a manutenção.


As suculentas, por pertencerem às cactáceas, parentes dos cactos, não necessitam de irrigação constante e se adaptam muito bem à meia sombra. Com elas você pode compor um jardim vertical com base de madeira, prático e delicado, pronto para colocar onde você desejar.


jardim vertical suculentas

quadro vivo

Como deixar a parede do jardim vertical completa?

Para conseguir um jardim com aspecto de “completo”, fechado e denso, no intuito de esconder a estrutura que apoia as plantas, deve-se escolher as espécies cheias, com folhagens mais caídas ou arqueadas, com ramos ou folhas que se concentrem na base. Aposte, pois fica um charme.


Jardim vertical em quadro vivo deixa qualquer espaço lindo e natural. O quadro vivo é ideal para os espaços iluminados da casa e o verde vai fazer toda a diferença. No momento de montar seu quadro vivo, a primeira coisa a ser pensada deve ser a estrutura de ferro, criando a base do seu jardim vertical. Além disso, para evitar vazamentos e umidade, é necessário vedar a estrutura do jardim. Para mantê-lo sempre hidratado e bonito, é necessário ficar atento ao sistema de irrigação, que pode ser computadorizado ou manual, mas com uma frequência que seja compatível com cada espécie.


Quais os itens que eu posso ter em casa e que podem ser úteis na construção do meu jardim interno?

jardim vertical madeira

Blocos de concretos são uma ótima opção para quem deseja construir um jardim vertical de maneira prática e econômica. Existem dois modelos: blocos fundidos, com jardineiras contínuas, e o bloco de concreto socado, com jardineiras zigue-zague. Os dois modelos precisam ser instalados colados ao muro impermeabilizado, os blocos vêm com nichos para passar vigas de sustentação que servirão de apoio. Algumas pessoas possuem blocos de concreto em casa, fruto de reformas. Eles podem não ter os mesmos padrões daqueles que são fabricados e comercializados especificamente para jardim, mas com um pouco de criatividade é possível fazer uma boa adaptação.


Outra opção no momento de montar o jardim vertical é utilizar a madeira de demolição, construindo a estrutura para colocar vasos de cerâmica e caixas de aço galvanizados. Nesse espaço, pode-se colocar algumas espécies como samambaias, peperômias e pata de elefante. O ambiente fica super agradável e convidativo, uma beleza!



jardim vertical varanda

Agora, que você já conhece mais sobre o processo de construção de um jardim vertical, desafie-se a construir você mesmo o seu próprio jardim.


Depois disso, você também pode aprender sobre como tornar seu lar mais agradável e como deixar a sua mesa de jantar mais sofisticada para complementar a decoração da sua residência.


Ainda está com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!



Confira também:


5 ideias de decoração que irão tornar seu lar mais agradável


Tudo para deixar sua mesa de jantar mais sofisticada


Os benefícios da luz solar em sua casa

Posts recentes