Você sabe como escolher o material certo para sua persiana?
Você, que já conhece os inúmeros benefícios de ter uma persiana - controle de luminosidade, privacidade, conforto e elegância, dentre outros - certamente se interessa em saber qual material é o mais adequado para cada ambiente da sua casa.
Fonte: http://houseupgafisa.com.br/post/cortina-ou-persiana-essa-e-sempre-uma-grande-duvida-na-hora-de-montar-um-apartamento
O uso de alguns materiais em determinados ambientes reduz a vida útil de sua persiana. Madeira, por exemplo, não deve ser utilizado em ambientes molhados; tecido, por sua vez, não é adequado para cozinha. Para te ajudar a não cometer esses deslizes, vamos dar dicas de como escolher o material adequado ao seu ambiente e respectiva rotina.
Escolha a persiana ideal para sua sala
Sabemos que a sala é um dos ambientes que mais chama atenção em uma casa, por ser a primeira visão ao entrar. Certamente, é nela que você costuma receber os amigos, assistir filmes ou passar aquele tempinho livre após o trabalho.
Nesse ambiente, é interessante ter cuidado ao utilizar o blackout, para não perder a vista externa. Aqui a atenção deve ser redobrada: peças de materiais como o PVC e poliéster não oferecem a elegância que uma sala merece.
Por isso, aposte em persianas de tecido ou cortina rolô, cortina painel e cortina romana, produzidas em tecido filtra sol ou com fibras naturais. Essas peças deixam o ambiente com o conforto que você precisa e, de brinde, ainda deixam seu lar esbanjando elegância!
A cortina romana em tecido é elegante e pode ser facilmente combinada na decoração.
Fonte: http://assimeugosto.com/decoracao/persianas/
A persiana vertical de tecido cria uma sensação de alongamento ao ambiente, principalmente em cores claras.

Fonte: https://www.telaville.com.br/
A persiana horizontal é mais tradicional e uma ótima opção para controlar a luminosidade. Em madeira, deixa o ambiente mais sofisticado.

Fonte: http://cortiflexpersianas.com.br/persiana-horizontal-de-madeira-50mm/
A cortina rolô em tecido filtra sol possui um visual mais clean e prático, e bloqueia os raios solares sem prejudicar a visão da janela.

Fonte: http://portorequinte.com.br/site/project/cortina-rolo/
Conheça agora as indicações de materiais para os quartos!
O quarto é um ambiente em que o conforto é fundamental, pois é onde começamos nossos dias e ninguém merece acordar de mau humor devido ao sol excessivo. Nós potiguares sabemos exatamente o que é isso, porque o sol em Natal e, em todo o estado, reina absoluto quase o ano todo! Por isso, é preciso diminuir a claridade e aumentar a privacidade no ambiente. Outra dica é usar cores que combinem com a decoração, para que tudo fique o mais harmônico possível.
Assim como na sala, quase todos os modelos de persianas podem ser utilizados, mas fique atento ao seu objetivo. Se você busca elegância, o ideal são as cortinas e persianas produzidas em tecidos.
Mas, se você é alérgico, persianas com lâminas de alumínio ou PVC são ótimas opções porque além de acumularem menos poeira, são mais fáceis de limpar. Outra opção são as as persianas de madeiras, que também possibilitam praticidade no momento da limpeza e ainda dão um toque mais rústico e atraente.
A persiana vertical em blackout é ótima para evitar a claridade excessiva e alonga o ambiente.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/262334747024201634/?autologin=true
A persiana horizontal em alumínio garante um bom controle da luminosidade, além de um visual interessante e moderno.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/34902965836973590/?lp=true
A cortina rolô em tecido blackout é ideal para quem quer reduzir bastante a entrada de luz, pois ela possui menos frestas, ainda mais se ela for colocada dentro das guias laterais, deixando o ambiente mais confortável.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/378372806185283337/
A cortina romana em tecido filtra sol garante um visual sofisticado, reduz a claridade e, se feita em blackout, tem um potencial ainda maior de bloquear a luminosidade.

Fonte: http://www.decor.ataflex.com.br/index.php/cortina-romana
A cortina painel em tecido blackout é excelente para janelas amplas ou quartos com varanda, pois conferem proteção e privacidade.

Fonte: http://www.decor.ataflex.com.br/index.php/cortina-romana
Como escolher o material ideal para cozinha?
Na cozinha, prezamos muito por limpeza. Afinal, é onde preparamos nossas refeições. Por isso, materiais mais práticos no momento da higienização são fundamentais. Assim, persianas horizontais em alumínio ou verticais em PVC são ideais porque não retêm umidade nem gordura, comuns nesse ambiente.

Fonte: https://lojavivacortinas.com.br/ambientes/cortinas-para-cozinha/
Para a cozinha, evite os tecidos em geral, pois gorduras e umidade são retidas muito facilmente em suas fibras. Outra dica valiosa é optar por cores claras, dando uma sensação ainda maior de limpeza no ambiente.

Fonte: https://lojavivacortinas.com.br/ambientes/cortinas-para-cozinha/
Você também pode ter uma persiana em sua área de serviço!
Na área de serviço, como na cozinha, o fator mais importante a ser observado é não acumular sujeira e umidade, por isso é interessante uma solução que seja prática de limpar e, além disso, permita uma boa circulação do ar. Sendo assim, são boas escolhas as persianas em PVC ou alumínio.

Fonte: http://www.coelhopisoedecor.com.br/persianas/persianas-para-area-de-servico/quanto-custa-persianas-para-area-de-servico-pompeia
Como escolher a persiana ideal para a varanda?
A varanda também precisa estar alinhada à decoração, mesmo estando fora da casa. Como é um ambiente com muita circulação de ar, as persianas não são boas opções porque podem ser danificadas rapidamente. Então, como resolvemos esse problema?

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/370843350548782797/
Para isso, recorremos às cortinas do tipo rolô ou painel; elas são um charme e podemos prendê-las quando há uma maior incidência de ventos. Porém, se você mora em condomínio, fique atento às restrições quanto ao tipo de persianas ou cortinas que podem ser utilizadas nas fachadas e varandas, para não fugir do padrão estabelecido.

Fonte: http://www.riopersianas.com.br/persiana+rolo.html
Viu como é importante estar atento ao tipo de material para cada ambiente?
Saber qual o material certo não é uma tarefa fácil, como vimos, é preciso estar atento não apenas aos fatores estéticos, mas também à utilização da peça no dia a dia e a quais condições de ambiente ela será submetida, porque é isso que faz diferença na sua durabilidade.
Quando você compra a persiana com o material adequado ao ambiente, reduz o número de manutenções ao longo da vida útil da sua peça. Afinal, quem não quer economizar, não é mesmo?
Agora que você já conferiu as nossas dicas, fique atento para fazer a melhor escolha, garantindo sucesso desde a compra até a durabilidade de sua persiana.