Blog Solaris

Blog > Publicação

Quais as melhores persianas para cozinha, lavanderia e varanda


persiana painel varanda

Escolher a persiana ideal para cozinha, área de serviço e varanda não é uma tarefa fácil! Esses ambientes geralmente não precisam de tanto cuidado com a decoração, quanto a sala, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes, como umidade e ventilação.


A cozinha e a área de serviço são áreas que não precisam de tanto cuidado com privacidade, mas, sim, com a incidência do sol, e, por serem ambientes de trabalho da casa, pedem por objetos que proporcionem praticidade e facilidade de limpeza. Portanto, a escolha errada do modelo ou do material pode ser um empecilho na sua vida.


Enquanto nesses ambientes a privacidade não é o ponto chave, na varanda a história é outra. Além de reduzir a claridade do ambiente, a persiana na varanda precisa ser elaborada de forma a proteger os moradores de olhares externos. É interessante lembrar que este ambiente deve ter um pouco mais de atenção com a decoração, pois é um ambiente externo.

Persiana na cozinha: limpeza e praticidade

Na cozinha a necessidade é a redução da claridade, aliada à funcionalidade. Por ser um ambiente onde se manuseia muita água, além de alimentos, o ideal é que se escolha algo fácil de limpar, que não retenha umidade e nem resíduos de comida.


Imagine que você foi convidado para jantar na casa de um amigo e percebe que a cortina dele está com manchas de gordura. Isso, provavelmente vai tirar o seu apetite. Para evitar esse tipo de problema, a persiana horizontal em alumínio ou PVC são uma boa opção, pois elas são muito simples de limpar e, em cores claras, garantirão uma sensação de limpeza ainda maior.


persiana na cozinha

Fonte: http://www.megacriativo.com/15-modelos-de-persianas-para-sua-casa/



Persiana na área de serviço: o foco é economia de espaço

A área de serviço é o ambiente mais isolado do lar, e, por isso, não precisa ter muito foco em ser algo decorativo. Aqui, o que deve ser levado em consideração é a umidade do cômodo, além dos materiais manuseados, como água sanitária e alvejante. Por isso é interessante que se busque uma solução que permita uma boa circulação do ar, para evitar o aumento da umidade, que não manche facilmente e que seja prática de limpar.


A persiana horizontal em PVC ou alumínio é ideal para a área de serviço, pois além de se encaixar nos requisitos descritos, ela ainda ocupa pouco espaço, o que é excelente para este ambiente, que geralmente é bem pequeno.


persiana na lavanderia

Fonte: http://www.guiduglidesign.com/site/wp-content/uploads/2014/02/Interiores-Diogo-Jacome_0120.jpg

Persiana na varanda: o ideal é uma persiana funcional e com estilo

A varanda é um ambiente com bastante luminosidade e circulação de ar, e que precisa estar alinhado à decoração do ambiente. Por ser um local com bastante ventilação, é ideal que se utilize um modelo que ocupe pouco espaço quando recolhido, pois, caso contrário, pode ser que a ventilação em excesso danifique a persiana. Um bom exemplo disso é quando se utiliza a cortina de tecido, que pode ser balançada pelo vento e acabar quebrando objetos de decoração.


Pelo fato da varanda fazer parte da fachada do prédio, é importante que as normas do condomínio sejam analisadas antes de tudo, visto que muitos edifícios possuem regras mais restritas a respeito do assunto. Portanto, os modelos ideais são a cortina rolô e a cortina painel, principalmente em tecido filtra sol.


A cortina rolô tem um visual mais clean e isso a torna uma boa opção para quem mora em apartamento, pois ela não interfere muito na fachada do prédio, e ainda garante privacidade e uma boa proteção contra os raios solares. Além disso, ela fica bastante compacta quando recolhida e não tem chances de ser danificada pelo vento.


A cortina painel é uma boa opção para varandas com portas grandes, pois, quando recolhida, ela ocupa pouco espaço e ainda se assemelha à porta.



A melhor persiana é que atende às suas necessidades!


O ambiente é o que define as características que uma persiana ou cortina deve ter para atender às suas necessidades da melhor forma possível. Por serem lugares menos frequentados por visitas, geralmente são negligenciados, o que pode ocasionar estresses e imprevistos. Além do mais, a persiana errada, no lugar errado, pode ter sua vida útil reduzida, e ninguém quer isso, certo?



Confira: Você sabe como escolher o material certo para sua persiana?

Posts recentes