top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

Como fazer a manutenção em sua cortina

As cortinas, apesar de instaladas sempre com o maior cuidado, podem apresentar problemas com o tempo, após tantos movimentos seguidos de abrir e fechar. Assim como outros produtos, como persianas e cortinas estruturadas, as cortinas tradicionais também necessitam passar por uma manutenção periodicamente.


cortina em natal

Além da limpeza que deve ser realizada no tecido com mais frequência para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, principalmente quando temos pessoas alérgicas frequentando o ambiente, também é preciso ajustar trilhos que ficam emperrando por causa do acúmulo de sujeira nos mesmos.


Detritos podem chegar até as frestas por onde as cortinas deslizam, causando impedimentos na hora de abrir e fechar as cortinas. Apenas movendo-as para alguma extremidade do trilho, já é possível realizar essa limpeza com um pano úmido ou uma escova pequena.


cortina em natal

Caso as cortinas ainda continuem emperrado, deve ser considerada a aplicação de lubrificante nos trilhos para um melhor deslizar. Além dos lubrificantes comercialmente conhecidos, também é possível fazer a lubrificação utilizando somente um pano umedecido com vaselina, que deve ser aplicada com as cortinas fora dos trilhos para evitar que os tecidos manchem.


Também é necessária a verificação de possíveis deformações nos trilhos e corrediças. A ação de abrir e fechar as cortinas com excesso de força pode tirá-los do lugar, impedindo o movimento correto das cortinas. Verifique os parafusos de sustentação: eles também podem não estar totalmente presos à parede e isso poderá causar a queda da cortina.


Ao realizar esses pequenos cuidados, você já evita que a sua cortina (incluindo o trilho que a sustenta) se desgaste mais rápido do que deveria. Assim, não será preciso realizar a troca por uma nova peça tão cedo. Em caso de dúvidas sobre maiores cuidados com suas cortinas, entre em contato com a Solaris e responderemos suas perguntas.


Confira mais

Posts recentes

bottom of page