top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

Segurança e praticidade na decoração de quartos infantis

A chegada de uma criança numa casa requer uma adaptação de vários itens para a sua segurança, o que não significa que é preciso retirar todos os móveis e objetos, deixando a decoração vazia e sem graça. Até mesmo o quarto infantil pode ter uma decoração encantadora, que transmita segurança e tenha referências de seus gostos, por mais que, dependendo da idade, suas preferências ainda não estejam bem definidas.

Quarto infantil decorado para bebê

Um quarto infantil, por exemplo, pode ter paredes cobertas com papel de parede vinílico. Como bem sabemos, pequeninos com lápis de colorir nas mãos acabam literalmente fazendo arte em paredes e pisos, e a proteção desse material conservará a parede, enquanto traz o benefício da fácil limpeza. E você pode encontrar papéis de parede em vinil em várias estampas, incluindo as com padrões infantis. Inclusive, empresas de comunicação visual podem criar papéis de parede vinílicos personalizados para o quarto dos seus filhos.


Quarto infantil para bebê

Já a praticidade é outro fator essencial na hora de decorar um quarto para crianças. Precisamos planejar bem qual o tamanho dos móveis baseado no tamanho do ambiente, já que eles devem ser proporcionais entre si. E também é preciso analisar qual a melhor disposição deles. Berços e camas devem ficar longe de janelas para que não haja incidência de luz e calor intensos sobre a criança e, claro, para evitar acidentes, já que o ambiente externo é chamativo para elas, que inocentemente podem querer fazer alguma brincadeira perigosa na janela. Todos os móveis podem ter, inclusive, cores únicas para brincar ainda mais com a imaginação da criança. Hoje, é possível encontrar móveis prontos ou encomendar planejados em madeiras com laminações diferentes.


No caso de quartos de bebê, um bom móvel planejado deixará o ambiente ainda mais funcional para os pais. Uma sugestão de disposição que ajudará durante os cuidados com o recém-nascido é instalar gavetas próximas ao trocador de fraldas para não deixar o bebê sozinho a certa altura ao precisar pegar algo.


Quarto infantil planejado

Também é interessante a instalação de prateleiras, armários ou nichos para abrigar os brinquedos das crianças, evitando deixá-los espalhados pelo quarto, o que torna a decoração tumultuada e pode provocar acidentes.


E se você preza pelo desenvolvimento educacional do seu filho, pode até considerar um quarto projetado através do método montessoriano - criado pela educadora Maria Montessori, que diz que o quarto deve ser pensado para as crianças e não para os pais, priorizando manter os móveis e objetos de decoração à altura da criança, encorajando a exploração do espaço como uma prática educativa.


Quarto montessoriano

Ainda prezando pela segurança da criança, mas mantendo uma bela decoração para o quarto, podem ser instaladas grades de segurança nas janelas e, associadas a elas, persianas ou cortinas que não deixarão os detalhes de segurança aparente e ainda garantem uma sensação de mais aconchego e cuidado à decoração. Na maioria dos casos, é recomendado o uso de cortinas curtas, sejam tradicionais ou estruturadas. E caso seu filho seja alérgico à poeira e seu pediatra não recomende o uso de cortinas e tapetes, podem ser usadas persianas de alumínio ou PVC.


Quarto infantil decorado com persiana

Viu como é possível investir na decoração de um quarto infantil com funcionalidade e segurança sem perder a beleza que encanta o imaginário de uma criança?



Confira mais:



Posts recentes

bottom of page