Blog Solaris

Blog > Publicação

Guia da decoração barata: 7 dicas para decorar gastando pouco


decoração vintage

Hoje em dia, as informações sobre decoração estão mais acessíveis do que nunca, mas, ainda assim, temos a sensação de que será preciso gastar horrores para decorar o lar do jeitinho que sempre sonhamos. A boa notícia é que está cada vez mais fácil ter um lar bonito, apostando em uma decoração barata. Pensando nisso, vamos te mostrar 7 truques que provarão que você pode decorar seu apartamento de forma acessível.

[if !supportLists]1. [endif]Adicionar pequenos detalhes que fazem a diferença

Caso você já possua uma decoração da qual gosta, mas acha que está faltando algo ou apenas quer dar uma renovada no visual, uma dica legal é adicionar pequenos detalhes a coisas que você já possui, como, por exemplo, colocar uma manta bonita no sofá, junto de algumas almofadas, ou então colocar algumas ilustrações bonitas na parede, que tenham a sua cara. Você ainda pode inovar usando quadros coloridos e até mesmo colá-los na parede com uma fita adesiva colorida ou estampada, as famosas washi tapes, para criar um ar divertido.


decoração com quadros na parede

Fonte: Blog Jeito de Casa

[if !supportLists]2. [endif]Reformar móveis

Se você está insatisfeito com a aparência dos seus móveis, tem pouca grana para comprar novos e ainda enxerga potencial naquilo que você já possui, uma boa saída é reformá-los, dando uma cara nova a eles e ainda exercitando o consumo consciente. Você pode fazer uma pintura diferente, remodelar ou trocar apenas o estofado, no caso de sofá ou cadeira, por exemplo. Há muitos vídeos e textos na internet que tratam do assunto e ensinam como lixar, que tipo de material usar ou até mesmo como desmontar os móveis e fazer novos a partir das peças avulsas.


reforma de móvel

Fonte: .hfurbanismo



[if !supportLists]3. [endif]Investir em brechós

Se você não se encaixa na situação acima, pois seus móveis não têm potencial de reforma, uma saída é comprar em brechós. Hoje em dia, eles estão cada vez mais famosos porque é possível garimpar verdadeiros achados lá, sem contar que você pode adquirir peças lindas e cheias de história, com um preço amigo.

Brechó de móveis

Fonte: Zap Imóveis


[if !supportLists]4. [endif]Plantas


Incluir plantas na decoração é uma forma de renovar o ambiente e trazer alegria e personalidade ao lugar. Se você quer dar uma vida para sua casa, optar por plantas é uma solução interessante e em conta. É possível achar boas opções num preço legal, como os mini-cactos e as suculentas, ou até mesmo montar uma mini-horta para ter temperos sempre frescos, como o manjericão e a cebolinha.


Decoração com plantas

Fonte: Histórias de Casa

[if !supportLists]5. [endif]Aposte no DIY (Do It Yourself)

Se você é uma pessoa criativa, que não tem medo de botar a mão na massa e, ainda por cima, está com pouco dinheiro, os DIYs (Do It Yourself, ou faça você mesma) são ótimas soluções para dar cara nova ao seu lar. As opções são diversas e vão desde pequenos enfeites, como vasos de plantas feitos com garrafas de vidro, até móveis, como os sofás ou as mesas de centro feitos com pallets, por exemplo. Ainda é possível fazer luminárias com garrafas de vidro e fazer suas próprias almofadas, usando tecidos com estampas já prontas ou então fazer sua própria estampa, com carimbos e tinta para tecido.

móvel paletes

Fonte: Shopping Plaza Sul - Blog

[if !supportLists]6. [endif]Invista em pinturas e papéis de parede diferentes


Outra solução para você que quer dar cara nova ao apê, mas sem mudar os móveis, é investir em pinturas ou papéis de parede diferentes. Atualmente, existem muitas opções para personalizar a decoração das paredes, seja em pintura ou em papel de parede, e você pode explorá-las tanto em uma parede inteira quanto em um ponto específico, fazendo apenas um detalhe. Alguns exemplos são a parede de lousa, em que uma parede é pintada com uma tinta que imita quadro negro, e você pode escrever ou desenhar nela com giz; e os grafismos, onde desenhos geométricos são feitos em uma parede inteira, ou apenas parte dela. Essa técnica pode, inclusive, fazer a vez de cabeceira da cama, recurso bastante usado para quem possui cama no estilo box.

Papel de parede

Fonte: Habitissimo

[if !supportLists]7. [endif]Aposte no estilo minimalista

Por último, outra dica útil para quem quer um apartamento bem decorado mas não está podendo gastar muito, é investir no estilo minimalista, que prega por manter em casa somente o que for essencial, ter o mínimo necessário, e valorizar esse pouco. Sendo assim, por ser um estilo que preza por ter menos coisas no lar, o gasto com itens de decoração é bem menor. O truque aqui é investir em poucas peças que tenham a sua personalidade e que se destaquem no ambiente. Um bom exemplo de como utilizar esse estilo é investir em uma luminária bonita e um quadro interessante e organizá-los de forma a exaltar a presença deles na decoração.

minimalismo

Viu como é possível ter um lar bonito sem precisar gastar rios de dinheiro? Temos certeza de que, depois dessas dicas, você vai conseguir deixar seu apartamento lindo usando uma decoração barata e personalizada; afinal de contas, ela vai ser única, ninguém vai ter um móvel ou um item de decoração igual ao seu, basta ter um pouco de dedicação e paciência que você vai ver que o esforço valeu a pena.


Agora, se além de precisar gastar pouco seu apartamento não é muito espaçoso, não deixe de ler nosso post sobre 7 dicas de decoração para apartamentos pequenos. Você irá se surpreender!



Confira também:


Móveis Do It Yourself: uma solução para quem quer gastar pouco

7 dicas de decoração para apartamentos pequenos

Posts recentes