Blog Solaris

Blog > Publicação

Reduza o calor dos ambientes sem ar condicionado de forma econômica

Quando as épocas mais quentes do ano chegam, o incômodo com o calor costuma ficar comum e logo já colocamos ventiladores por toda a casa. No entanto, o ventilador, às vezes, não consegue suprir nossas necessidades e o vento que acabamos recebendo é quente também. Então, acabamos pensando em instalar um ar condicionado, mas um aparelho em cada cômodo durante todo período quente acaba sendo uma ideia nada econômica.

Felizmente, existem soluções que reduzirão o calor em ambientes durante todo o ano e que são bem mais econômicas. Aqui estão algumas:


Abra as janelas ao anoitecer



Com a chegada do pôr do sol, o clima começa a ficar ameno. É neste horário que uma brisa fria começa a percorrer o ar e precisamos deixar que ele entre em nossa casa para tirar todo o aquecimento do dia. Se a região onde você mora é segura, vale a pena deixar as janelas abertas durante toda a madrugada.


Instale lâmpadas frias


As lâmpadas incandescentes, além de consumirem bastante energia, também esquentam bastante qualquer ambiente. Qualquer pessoa que estiver perto de uma, sentirá muito calor. Assim, o ideal é que elas sejam trocadas pelas lâmpadas brancas, também conhecidas como “frias”. Hoje em dia, é possível encontrar não apenas as fluorescentes, como também as de LED em diversos tamanhos e formatos que não irão prejudicar em nada sua decoração.


Cortinas ou persianas para reter o calor do lado externo


Durante dias quentes, as cortinas e persianas funcionam como bloqueadores do calor e raios UV. Alguns modelos ainda são feitos com tecido filtra sol, que permite a entrada de luz enquanto impede a entrada de incidência solar.


Películas nas janelas



As películas são alternativas para quem não deseja instalar cortinas ou persianas nas janelas. Além da redução da entrada de luz solar e raios ultravioletas, elas proporcionam grande conforto térmico, pois amenizam o calor do ambiente. Vale lembrar que a luz do sol em excesso é um fator crítico não só devido à luminosidade intensa, como também para móveis e pisos de madeira, que podem desbotar se expostos a essa quantidade de luz. Elas são encontradas em quatro tipos básicos: a reflexiva, a blackout, a fumê e a jateada.


Abuse de umidificadores de ar



Deixar um umidificador de ar no ambiente em que você está fará você respirar melhor em meio ao clima de ar seco, principalmente se você já tem problemas respiratórios. No mercado, é possível encontrar diversos modelos eficientes, mas você também pode aumentar a umidade do ar de forma simples ao estilo DIY (faça você mesma): coloque bacias ou vasos cheios de água fresca pela casa. Caso o ar esteja muito seco, ela pode acabar evaporando rapidamente. Outro truque é colocar toalhas úmidas penduradas em cada cômodo.


Beba muito líquido e coma alimentos gelados



Durantes as épocas mais quentes do ano, bate aquela vontade de experimentar um sorvete bem gelado ou beber aquele suco geladinho. Além de muita água para manter-se hidratado, também vale inserir na dieta frutas e verduras ricas em água, como o pepino, tomate, melancia, carambolas e morangos. Também é a época certa para colocar em prática seus dons culinários e fazer picolés caseiros de fruta. O natural associado ao gelado te deixará com uma sensação bem mais refrescante.


Curtiu essas dicas? Se você percebeu que é interessante, dentre outras opções, instalar cortinas, persianas ou películas em suas janelas para controlar melhor a entrada de calor, fale com a Solaris e realizaremos uma visita com um de nossos consultores para analisar a melhor solução para você e seu ambiente.


Posts recentes