top of page

Blog Solaris

Blog > Publicação

Ambientes úmidos: devo usar cortinas ou persianas?


Cortina em Natal RN

Por séculos, quando as persianas ainda não existiam, as cortinas eram usadas apenas em quartos e salas para trazer aos seus moradores aquele aconchego que todos sempre desejaram. Quando as janelas de vidro começaram a ganhar outros espaços, como cozinhas e banheiros, as cortinas também começaram a ser introduzidas neles, não apenas para trazer aconchego, mas também para aumentar a privacidade e deixar a decoração ainda mais completa.




A cortina merece ser colocada em qualquer lugar, mas locais mais úmidos, como banheiros, áreas de serviços, cozinhas e acessos para áreas externas que podem ter contato com a chuva, pedem alguns acabamentos mais específicos. Nesses locais, as cortinas em tecido podem acumular fungos e, consequentemente, ocasionar problemas para a saúde. Acabamentos em metal ou madeira também devem ser evitados nesses ambientes. Nesses casos, o indicado é utilizar tecidos sintéticos ou persianas de alumínio ou PVC.


Esta regra, lógico, tem algumas exceções, mas raramente você encontrará uma cozinha ou banheiro pequeno com janelas grandes o suficiente para que a ventilação colabore com a remoção da umidade no interior do ambiente, o que torna sempre válida a preocupação com esses ambientes. Assim, é sempre bom se resguardar de estresses no futuro. Por isso, explicamos aqui os benefícios de cada modelo de persiana ou cortina para ser instalada em locais com risco de umidade e mofo:


Persiana em Natal RN

Persianas para banheiros


As persianas são sempre a melhor opção para os banheiros, desde que fabricadas no material adequado: em alumínio ou PVC (materiais resistentes à umidade). Quando feitas de tecido ou madeira, podem acumular mofo e inchar, no caso do último material. As persianas em alumínio são encontradas apenas no sentido horizontal, já as de PVC podem ser encontradas tanto no sentido vertical como horizontal.


Cortina Painel para banheiros e lavabos


Cortina em Natal RN

Apesar das persianas ainda serem altamente recomendadas aos banheiros, ainda é possível instalar cortinas estruturadas em lavabos, por exemplo, onde a umidade é relativamente baixa, já que ele não apresenta área de banho, apresentando-se como um ambiente seco como uma sala ou quarto.


Cortinas Rolô ou Romana


Esses modelos de cortina estruturada também podem ser instalados em ambientes que não sejam tão úmidos, como os lavabos ou cozinhas, em janelas distantes de pias. No entanto, vale lembrar que cozinhas, por exemplo, além da umidade, também costumam dissipar muita gordura no ambiente, se o fogão é muito usado para frituras. Nesse caso, qualquer cortina precisará de uma manutenção maior já que a gordura ficará impregnada de resíduos.


Cortina em Natal RN

Assim, percebemos que, apesar das persianas ainda serem a opção mais adequada para ambientes úmidos ou com dissipação de gordura, devido a sua fácil manutenção e limpeza, as cortinas estruturadas também são uma opção moderna e que permitem fugir à regra, desde que produzidas em materiais sintéticos que não absorvam tanta umidade, nem que fiquem próximas a pias e fogões.

Na dúvida, é sempre importante consultar a opinião de um especialista que te ajudará a escolher a melhor persiana ou cortina para o seu ambiente. Fale com um dos nossos consultores pelo WhatsApp (84) 98701-5050 e agende uma visita da Solaris Persianas.

Posts recentes

bottom of page